Convívio Porto – Natal 2017

Os convívios e as partilhas são um dos pilares de quem vive diariamente com a diabetes!

Depois de alguma escolha para o dia e local, lá chegamos ao consenso que o dia 1 de dezembro seria o dia escolhido.

No norte, não deixamos nada por fazer e o dia começou bem cedo! De várias cidades dos arredores, lá foram chegando todos os diabretes. Uns com diagnósticos recentes, outros já bem experientes.. Uns ainda a dar os primeiros passos nos convívios, e outros que já não vivem sem eles! Todos receberam e foram recebidos de braços abertos!

 

 

Para além da comida, que foi muito boa, valeu o convívio! Todos tiveram tempo de se apresentar e falar um pouco, de aprender e de ensinar.

Racios, contagem de hidratos, hipoglicemia, hiperglicemia, união, equidade, diabretes, pâncreas… Muitos assuntos foram debatidos e desmistificados neste dia.

 

Após o almoço, nada melhor que uma caminhada até o belíssimo Palácio de Cristal. Enquanto as crianças brincavam e desgastavam, os adultos continuavam as partilhas… Momentos muito importantes para todos pois pais partilham as experiências com outros pais, adultos com adultos, crianças com crianças… e.. todos a todos! Ouvem já os mais “experientes” e sossegam e questionam… Não existe julgamento aqui.

 

A diabetes é uma estrada de sentido único e ao sabermos que existe mais como nós a trilha-la, sossega-nos … pois a linguagem é a mesma!

Nestes convívios há sempre alegria, desabafos, lágrimas… insulina.. tiras.. riso.. muito riso!!!

No final da tarde, fomos ver a iluminação do nosso lindo Porto!!!

E, não se preocupem, diabretes dos restantes pontos do país pois iremos ter mais 3 convívios de Natal ainda este mês!!!

Um excelente dia a repetir!