Esqueci-me de dar a lenta, e agora?

Antes de mais referir que os métodos que a seguir serão descritos não foram indicados por nenhuma equipa médica, apenas resulta de carolice e raciocínio lógico.

Estes métodos não se aplicarão para a Tresiba, pois segundo consta na sua descrição, dada a duração até 42h, um esquecimento não impedirá que se administrea lenta noutra hora, obviamente passadas mais de 24h desde a última.

Vamos aos métodos possíveis de administrar a lenta após um esquecimento.

1. O melhor na minha opinião

Não administrar a lenta até que chegue a hora de administrar, e ir controlando os valores com correcções, actividade física e alimentação sem hidratos de carbono.

Este método é mais fácil para quem administra a lenta à noite pois assim controla durante o dia, para quem administra de manhã ou durante o dia é mais complicado pois implica acordar de noite para corrigir.

2. O mais rápido ou o a utilizar não havendo problema na hora a que se administra a lenta

Mudar a hora da toma, ou seja, imaginemos que dou a lenta às 22h e me esqueço de dar num dia. Acordo de manhã (7h) e dou nessa hora todas as unidades que costumo dar. Obviamente a partir desse dia darei sempre nesse horário. ACONTECENDO ISTO NÃO PODEREI ADMINISTRAR A LENTA NESSE DIA ÀS 22H POIS IRIA ESTAR DESDE ESSA HORA ATÉ ÀS 7 HORAS DO DIA SEGUINTE COM O DOBRO DA INSULINA.

3. O mais lento e não querendo andar a corrigir com rápida

É parecido com o ponto 2 na parte em que quando nos apercebemos que nos esquecemos administramos a lenta nessa hora. Mas desta vez queremos voltar à hora anterior.

Administrar na hora certa nesse dia está fora de questão como referido no ponto 2.

Mas existe uma forma cuidadosa de o fazer, vamos deixando de dar, digamos que umas 1 ou 2 unidades na hora em que está e vamos dando na hora certa, isto todos os dias até que esteja toda a lenta na hora certa. Vejamos um exemplo:

18 unidades dadas às 9h e por esquecimento vou dar apenas às 20h.Nesse dia dou as 18 unidades, e na manhã seguinte não darei nada, mas às 20h darei apenas 16 unidades, e no dia seguinte darei 2 unidades de manhã (as que havia não dado), portanto terei as 18 ativas na mesma. Neste dia às 20h darei 14 unidades,  portanto, ficarei com 16 ativas, no dia seguinte darei 4 unidades, voltando a ficar com as 18 ativas, nesse dia às 20h darei 12 unidades, e assim até estar com as 18 na hora certa. Esta diferença de 2 unidades não se notará muito, pelo que a mudança apesar de levar tempo nãos constituirá perigo.