Fiasp, ou insulina ultra rápida

Quando comparada com insulina rápida, a fiasp aparece na corrente sanguínea com o dobro da rapidez, duas vezes maior exposição à insulina nos primeiros 30 minutos; e 74% maior ação da insulina nos primeiros 30 minutos.

Um estudo realizado permitiu concluir que a utilização desta insulina baixou a glicose média prandial, sendo que as maiores diferenças ocorreram no pequeno almoço. Todos sabemos a dificuldade que o pequeno almoço é para grande maioria das pessoas com diabetes.

A redução média da concentração de glicose nas duas primeiras horas após a refeiçãofoi aproximadamente 25% maior com insulina ultra rápida do que com insulina rápida. Os valores de glicose plasmática em 1 h após a refeição também foram significativamente menores com insulina de ação ultra rápida do que com insulina rápida.

Portanto, à partida (pois nem todos somos iguais) esta insulina permitirá obter um melhor controlo e evitar alguns picos que temos.

Este efeito rápido será também uma enorme ajuda nas correcções, pois permite que estejamos menos tempo em hiperglicemias.