Hiperglicemia ??? Mas porquê???

Mas farto-me de dar insulina e os valores não descem, porquê se ontem andavam bons?

Que devo fazer?

Já dei insulina à 1h atrás e mesmo assim não descem, dou mais ou não?

Maldita diabetes que não me dá descanso!!!!

 

Quantos de nós, diabéticos insulino tratados, ou pais/cuidadores, colocaram já estas questões? Possivelmente todos.

 

As razões que podem levar a que a glicemia tenha vida própria e comece a subir sem termos comido nas 2 horas antes podem ser várias, na realidade penso que não conheçamos todas, mas podemos enumerar algumas.

 

  • Na refeição anterior termos ingerido uma maior quantidade de gorduras e/ou proteínas

A digestão das proteínas e das gorduras não acontece na mesma altura dos restantes alimentos, o que levará a que mais tarde com esta digestão os valores tendam a subir.

Mas se dei insulina para o que comi como acontece isso?

A resposta mais fácil é com uma questão: quantos já se interrogaram porque comeram apenas queijo e mais tarde os valores subiram?

Ou: porque é que depois de comer uma bela pizza os valores estão controlados e passadas umas horas, que variam de pessoa para pessoa, os valores começam a subir?

Tal deve-se às gorduras;

 

  • Menos atividade física do que o habitual

Quem pratica desporto com regularidade sabe bem do que se trata.

Quando passamos uns dias com menos desporto, ou uns dias sem desporto, os valores glicémicos tendem a subir, ficamos com maior necessidade de insulina, principalmente a lenta.

 

  • Medicamentos

Alguns medicamentos tendem a elevar a glicemia, mas mais uma vez cada diabético é único, o que faz subir a glicemia a um pode não fazer a outro.

 

  • Doença

Por estes casos já passámos quase todos, quando andamos doentes, com alguma infecção, ou após alguma cirurgia, os valores da glicemia tendem a subir.

 

  • Hormonas (período menstrual, adolescência, por exemplo)

Situação mais relacionada com o sexo feminino e com as crianças, as mulheres tendem a saber bem do que se fala aqui, assim como os pais/cuidadores de crianças DT1.

E que complicado é gerir estes períodos, enquanto que no período menstrual a periocidade é mensal, no caso da adolescência as variações são tremendas e podem acontecer imensas vezes.

 

  • STRESS

Este caso está em maiúsculas propositadamente pois muitas vezes é devido a ele que os valores glicémicos sobem e nem damos conta.