Posso sobrepôr insulinas?

Posso sobrepôr insulinas?

Regra geral pode-se sobrepôr insulina, ou seja, administrar mais insulina rápida ainda com insulina ativa.

Mas há alguns cuidados a ter em conta, nomeadamente se será necessária insulina para mais hidratos de carbono ou se para corrigir a glicemia.

1) Mais hidratos de carbono
Nesta situação, e tendo sido administrada a insulina correta anteriormente há que administrar mais insulina para cobrir os hidratos entretanto ingeridos.

Há que ter cuidado com os rácios e os arredondamentos das unidades.
Por exemplo, se ao almoço ingeri 30 hc, correspondentes a 1,5 unidades, mas por não ter caneta de meias unidades dei 2 unidades, tenho de ter em conta os 0,5 a mais.
Imaginando que vou comer um gelado com 10 hc, correspondente a 0,5 unidades, nesta situação não necessitaria de dar mais insulina.
Mas estas situações são raras pois em regra arredondamentos são feitos para baixo.

2) Corrigir a glicemia
Esta é mais complicada, e é necessário ter muito cuidado.
Até por volta das 2h30m não aconselho os menos experientes a fazerem correções pois é quando se nota o maior efeito da insulina.
E mesmo fazendo a correção, aconselho a correção para os 130 pois ainda haverá insulina ativa.
Quando se administra a insulina 20 minutos antes esta regra muda pois, e falo por mim, se o fizer, posso não ter pico nenhum e os meus valores nas 2h30m após estarem abaixo de 120 e de seguida começarem a subir. Esta subida deve-se, em regra, à ingestão de alimentos lentos, gorduras, proteínas. Nesta situação, sei que devo corrigir.